O santo rosário

19/02/2020

Por Pe. Fr. Marcelo Aquino, O.Carm.

A tradição da recitação do santo Rosário é muito antiga na Igreja, essa prática é recomendada primeiro pela própria santíssima Virgem Maria, como pelos santos padres, como meio eficaz de se ganhar indulgências para o progresso espiritual que todos nós precisamos alcançar na vida católica.

A virgem Maria em várias de suas aparições tem renovado o pedido de que os católicos do mundo inteiro recorram a salutar oração do Rosário para obterem as graças necessárias para viverem seus deveres de estado.

No decorrer da história da Igreja foi o santo Rosário um grande aliado dos católicos no combate a grandes males que a humanidade sofria, foi com o santo Rosário que o papa são Pio V conseguiu vencer a batalha de Lepanto em 1571, o Romano Pontífice confiou a Nossa Senhora a vitória que necessitava a Europa quando o Império Otomano tentava invadir para expulsar o cristianismo e fazer dos povos cristãos novos muçulmanos, o papa recorreu ao Rosário convocando todo o mundo cristão e não somente a Europa, para travar uma cruzada de orações e eis que a vitória foi certa, no dia 7 de outubro Nossa Senhora expulsou os invasores das terras cristãs.

A Igreja, segundo o novo manual de indulgências do papa Paulo VI, concede uma indulgência plenária a quem reza o terço em família, nas condições habituais (ter se confessado recentemente, ter comungado e rezado pelo Papa).

O cristianismo é a religião da oração, é na oração que os cristãos se apoiam para obter de Deus os bens que necessitam, especialmente o bem do estado de graça e da perseverança final sem apostatar da fé verdadeira, a respeito disso nos disse o próprio Senhor, quem perseverar até o fim no caminho que eu indiquei, esse será salvo. (Mt 24, 13).

Portanto, meus irmãos, precisamos fazer uma nova experiencia de redescobrir a oração salutar do santo Rosário, essa oração pode ser nossa companheira de todos os dias, pois quem quiser obter a paz para a família, não deixe de recorrer ao santo Rosário.

Sabemos que o Rosário não é apenas o terço que a maioria dos cristãos rezam, mas três terços, meditando os mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, formando assim uma coroa de cento e cinquenta rosas de orações a Santíssima Virgem, lembrando que os mistérios luminosos não fazem parte do Rosário, ( na própria instituição dos novos mistérios o papa nos diz: mas que são mais um motivo para rezar, O Papa João Paulo II, por meio da carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16 de outubro de 2002, sugeriu uma nova série de mistérios, os chamados Mistérios Luminosos. Essa nova série de mistérios disponíveis para contemplação não alterou o formato do Rosário, que continua sendo de 150 Ave Marias, ou três Terços de 50 Ave Marias com os 3 Mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos), pois rezar nunca é demais, aliás precisamos muito mais de oração do que possamos imaginar.

É muito salutar o apostolado de dar e de ensinar as pessoas a rezarem o santo Rosário, é importante que quem tiver condições ofereçam sempre a alguém que não tenha, um terço como popularmente chamamos, para que se cresça ainda mais essa devoção tão querida pela santíssima Virgem Maria.

O Rosário ao contrário do que muita gente pensa, é uma oração cristológica, pois nele meditamos os mistérios de vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por que também se fala de Nossa Senhora? Porque é impossível separar Maria Santíssima de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todas as vezes que presenteamos uma pessoa com um terço e ensinamos os que não sabem rezar a rezarem, agradamos muito o Imaculado Coração de Maria Santíssima, precisamos crescer neste amor e devoção, para podemos alcançar as graças de que necessitamos e para poder alcançar a conversão dos não católicos levando-os ao aprisco de Cristo.

Ninguém é tão pobre que não possa dar um terço a quem não tem, façamos essa experiencia e vejamos como Deus nos mostrará sua alegria em ver seus filhos reunidos em oração para estimular a amizade com Ele.

A bem-aventurada e sempre virgem Maria muito se alegra em ver que seus filhos se unem a ela para ajudar na salvação do mundo inteiro, que nós possamos nos empenhar em pescar almas para Nosso Senhor, busquemos testemunhar Jesus com a vida, para que cresça o número dos que serão salvos.

Nossa Senhora revelou a são Domingos de Gusmão que o terço é uma poderosa arma contra o satanás, pois bem, se nos sentimos soldados de Cristo Jesus, nos empenhemos em lutar pelo bem de sua Igreja e pelo triunfo do Imaculado Coração de Maria, para que todo homem reconheça o senhorio de nosso Deus, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a maior glória de Deus Pai.