O Poder do Silêncio na Vida

06/03/2020

O poder do silêncio na vida

Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. carm

O nosso dia-a-dia muitas vezes impõe um barulho infernal. Para quem sabe da importância do silêncio é muito difícil ter que conviver com quem não gosta de aproveitar esse tempo maravilho em que Deus nos fala por meio do silêncio.

O cultivo do silêncio é muito salutar para a vida espiritual, sabemos que é no silêncio que a voz de Deus se manifesta, por isso quem acredita que precisa buscar mais a Deus deve busca-lo no silêncio e na oração, numa visita ao santíssimo sacramento, por exemplo, momento especial para colher às maravilhas de Deus por nós.

Viver em silêncio nos dias de hoje é difícil, mas não é impossível, às vezes pensamos que o barulho faz a pessoa ficar mais "viva", mas não conseguimos entender que no silêncio podemos mergulhar no profundo do nosso ser e ali ter um encontro pessoal com Deus, sobretudo nos momentos que antecedem a comunhão eucarística e logo após, na verdade precisamos ser catequisados da importância da ação de graças pessoal de cada comungante na santa Missa, não basta receber a santíssima eucaristia, é necessário agradecer a Deus pelo direito que ele nos deu de poder receber o pão vivo descido dos céus.

Nossa Senhora a virgem do silêncio sabe bem que se não fosse à prática do silêncio na vida dela, ela não seria cumulada de tantas graças e favores divinos, incluindo aí a graça de gerar o próprio Filho de Deus, e salvador da humanidade. A mãe de nossa senhora tem um nome que significa graça, Ana. Pois bem a ela Deus deu outra graça, a de ser a mãe da cheia de graça, Maria Santíssima. Tudo isso por ser ouvinte atenta da Palavra de Deus e no cultivo do silêncio interior e exterior ter buscado Deus em sua vida.

Para poder compreender melhor a importância do silêncio na vida espiritual, se faz necessário realizar quem sabe um retiro de silêncio, só assim a pessoa que quer rezar e mais que rezar ouvir a voz de Deus, será saciado desse desejo, mas não saciada que não mais precisa cultivar o silêncio, é um saciar diferente, aquele que nos impulsiona a buscar ainda mais esse valor para as nossas vidas.

A palavra de Deus também constitui uma excelente fonte de silêncio, a leitura orante da sagrada Escritura nos leva a aprofundar nossa busca de Deus dentro do silêncio, ao buscar essa prática em nossas vidas, percebemos os frutos se realizarem no nosso dia-a-dia.

Maravilha fez conosco o Senhor, exaltemos de alegria. (Sl 125). Nossa resposta à bondade de Deus para conosco é buscar uma vida mais votada para Ele o possível, esse feito só vamos conseguir se a nossa intimidade com Ele for maior, a vida de silêncio e oração é um passo fundamental para obter isso.